out 30, 2018
staff

A perfeita combinação entre natureza, história e cultura

sri-F2

O projeto SUPtravessias já me levou para as ilhas mais surpreendentes. São muitas aventuras e também muitos aprendizados, pois nunca é só o esporte. Não é apenas o desafio na mente e o suor de um corpo no limite do seu físico com uma bela paisagem ao fundo. Minhas escolhas envolvem destinos que tenham conteúdo interessante e que possam ser explorados com a mesma intensidade das remadas. Foram as histórias, lendas e arqueologia que me levaram para a Ilha de Páscoa. A ciência de Darwin e a riqueza da fauna endêmica que me fizeram remar e surfar em Galápagos. E a cultura polinésia dos navegadores desbravadores que me levaram até Moorea, no Tahiti – destino desejado por 10 entre 10 remadores. Agora chegou a hora de partir para mais uma jornada. Nenhum deles teve uma escolha tão autoral, tão pessoal. Vou em busca da terra das especiarias, das plantações de chás antioxidantes, do nascimento do budismo, da forte influência da ayurveda, das praias paradisíacas, das boas ondas, florestas e safaris. A perfeita combinação entre natureza, história e cultura em uma única ilha já seriam motivos mais que suficientes para minha escolha, mas confesso que desta vez, foi a ayurveda que me deu um empurrãozinho para desbravar de SUP este incrível país. Ayurveda, que em sânscrito significa “ciência da vida” é um sistema de saúde de origem milenar na região da Índia com mais de 5.000 anos de conhecimento, para promover a longevidade, prevenir doenças e restabelecer a saúde em casos de desequilíbrios. E este foi um dos pilares do meu tratamento em 2017 quando me curei de um câncer de mama. E conhecer de perto essa medicina histórica associando a remadas espetaculares, desbravando ondas desconhecidas e mergulhando em jardins de corais é algo que faz meu coração vibrar.

São muitas as atividades que tenho planejada para esta SUPtrip e todas elas irão se concentrar no sul do país que estará livre das monções na época que vou (novembro) e que me permitirá uma experiência única para pessoas que assim como eu apreciam a natureza e cultura local de forma intensa. Dizem que o Sri Lanka tem a culinária mais apimentada da Ásia… e não adianta dizer “no spyce!” ainda sim seu prato virá apimentado..rs! Então estou curiosa para saber como será a gastronomia, que é uma verdadeira combinação de especiarias funcionais: cúrcuma, pimentas, cardamono e tantos outros.

São diversos parques nacionais onde é possível fazer safaris, os mais famosos na região são o Yala e Udawalewe. E ainda é possível conhecer um orfanato que elefantes que faz um trabalho sério e não explora os animais – o Pinnawala. O país ainda é um caldeirão religioso pois tem espalhado em seu território igrejas, mesquitas e templos budistas. Estes últimos são os grandes atrativos turísticos pois são diferentes e espetaculares,  trazendo toda a história do budismo. Mas nós vamos até lá para remar, não é? Então vamos falar do litoral! Que tem sua costa preservada, com vida marinha abundante sendo rota da baleia azul, presença constante de golfinhos e muitas espécies de peixes. Então, mergulho livre e de cilindro são algumas das atividades previstas. As remadas estão planejadas para percursos que não ultrapassem 20km pois o objetivo aqui é apresentar o destino nos seus detalhes e particularidades – sem pressa! Será como meditar sobre o aceano… Os roteiros estão em fechamento, mas adianto que serão costeiros, passarão por praias lindíssimas e em cidades históricas. E ah, não podemos esquecer as ondas…ahhh as ondas! Reefs espetaculares sem crowd para explorar por todos os lados com bancadas similares a Indonésia. Que tal? Bem-vindo a minha mais nova aventura! Uma viagem no tempo para explorar de SUP belezas intocadas envolto em muita espiritualidade. Vamos?

Não é por acaso que Marco Pólo chamou o Sri Lanka de “a ilha mais bela do mundo” e que ela foi eleita o destino de 2019 pelo Lonely Planet.

Acompanhe de 1º a 15/11 pelo meu instagram: robertaborsari_sup E depois da viagem, saiba como foi todos os detalhes aqui e nos melhores veículos de comunicação!

Deixe um comentário

SUP