fev 23, 2013
staff

Ilha Queimada Grande + Saúde do oceâno + SUPtravessias

Nossos desafios e aventuras sempre envolvem ilhas com grande importância nacional e ou mundial, sejam culturais, ambientais ou históricas.

A ilha Queimada Grande, localizada há 35km da costa do litoral sul paulista (região de Itanhaém) é reconhecida mundialmente e fará parte do próximo (grande) desafio SUPtravessias. Será uma travessia inédita realizada no Brasil. Mas antes de detalhar a nossa jornada vale conhecer melhor este lugar tão especial. A ilha que ficou conhecida como “Ilha das Cobras” pela grande quantidade da espécie endêmica jararaca-ilhôa encontrada por metro quadrado e com seu veneno altamente potente chamou a atenção de biólogos internacionais e do Instituto Butantã. Mas a Queimada Grande possui outras espécies ameaçadas de extinção como a dormideira-da-Ilha-da-Queimada-Grande, mais de trinta espécies de aves (a mais abundante é a corruíra), pelo menos três anfíbios endêmicos e três lagartos, duas cobras-cegas e setenta espécies de aranhas estão catalogadas. É representativa também a fauna marina que a circunda.

Uma “Área de relevante interesse Ecológico” (ERIE) a Ilha Queimada Grande está inserida na Unidade de Conservação federal, sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

No mês de março será realizada a campanha Clean up Dive. Ação de mergulho e limpeza no mar, parte do “Projeto Petrechos de Pesca Perdidos” que acontece pela primeira vez na Ilha Queimada Grande. A campanha consiste na localização e retirada de petrechos de pesca abandonados, perdidos ou descartados (PP-ADP), gerados pelas atividades pesqueiras que se dão no mar (industrial, artesanal e esportiva). Entre os problemas causados pelos petrechos abandonados encontram-se risco de acidentes à navegação, poluição das praias, incrustação de espécies exóticas e o principal deles, a pesca negativa e fantasma. É um grande movimento que levanta a discussão da saúde do oceano para todos.

Deixe um comentário

espn - programa planeta expn

Planeta EXPN - 2011

woohoo - programa na cola

woohoo - programa na cola

revista náutica

Em breve




SUP com golfinhos






UOL

Mormaii Saúde

Board House

Surf Travel

Rádio Eldorado

Radical Life

Rios Montanhas